terça-feira, 27 de outubro de 2009

1.4 Alteração do material genético

As sequências dos nucleótidos do DNA podem sofrer alterações – as mutações génicas – que conduzem à síntese de proteínas anómalas. Estas proteínas anómalas podem originar anomalias devastadoras para o organismo que as possui; no entanto, podem conduzir ao aparecimento de características que ajudam o organismo a sobreviver melhor no seu ambiente e podem conduzir ao aparecimento de novas formas de vida.

Mutações, que consequências?

Albinismo:

Resulta de uma hipopigentação geral. Os indivíduos afectados têm os cabelos brancos, a pele muito, são muito sensíveis ao sol. A íris e a retina são igualmente despigmentadas: a reflexão da luz sobre os vasos sanguíneos dá, por vezes, uma cor vermelha às pupilas. Todas as foras de albinismo são devidas a alteração do material genético, o que conduzem à ausência de um pigmento – a melanina.

Uma das grandes descobertas acerca dos genes foi que eles podem experimentar alterações. Erros na replicação do DNA ou vários outros mecanismos conduzem à mudança de bases na sequência de nucleótidos. Contudo, globalmente, as taxas de mutações observadas no DNA, porque todos os organismos têm sistemas de enzimas que reparam alguns erros. Quando a molécula de DNA, contendo um erro, se replica, forma-se uma molécula que é igual á original e outra molécula com uma nova combinação de bases.

Encontrei este vídeo. Acho que se adequa perfeitamente! Espero que gostem.



Sem comentários:

Enviar um comentário